Com o inicio da pandemia causado pelo novo Codiv-19, os mercados e atividades econômicas estão paralizada. Nos últimos meses vimos grande parte da população mundial se afastando do seu convívio; empresas tendo que superar desafios tecnológicos e muitos colaboradores tendo que se adaptar a uma rotina de home office. Mas para a engenharia, como que ficou nesse cenário?
As equipes de engenharia acustumadas a sempre terem reuniões presenciais de obras e projetos, tiveram que se readapar para não ter que está totalmente parado nesse tempo. Sendo que a produção intelectual de engenharia não pode parar, a fim de manter infraestrutura para a população durante a crise, assegurar a retomada da nossa sociedade após a pandemia e auxiliar no fortalecimento da nossa economia.
Com isso, as equipes precisaram apostar em novos métodos e ferramentas que permita manter a capacidade de produção remota, mas que também seja eficaz.
Contudo devemos ver este momento como uma oportunidade de evolução e de superar nossas tendências culturais. Está na hora de aproveitarmos melhor todo esse ambiente virtual para potencializarmos nossa integração para além dos limites de uma sala de reunião, através de ferramentas, metodologias e processos. O objetivo é manter e alcançar resultados melhores e maiores nos projetos, assegurando a qualidade e a eficiência de nossa produção intelectual.